Encantamento de Viver, de Lúcia Vasconcelos. O título é sugestivo: o que é o encantamento de viver? O que provoca esse encantamento? Trata-se de algo que está dentro de nós, no mundo, nas coisas, nas pessoas? O que te encanta é o mesmo que me encanta? Por que algumas pessoas dizem não se sentirem encantadas pela vida? Por que outras vivem de modo encantado?
Essas são algumas das reflexões iniciais da obra, repleta de poesias e crônicas construídas com o material mais puro e mais sublime para um autor: a sensibilidade. Não se fala da vida e dos seus encantamentos se não houver sensibilidade para ver o mundo com olhos atentos e lentes diversas.
Ao ler o livro, minha impressão inicial era que a autora queria nos tocar, fazer com que sentíssemos através de suas letras, exatamente o que sentira ao imaginar, relatar, descrever as passagens tão belas de uma vida. Ela conseguiu! Tive o privilégio de ser um dos primeiros leitores dessa obra que me encantou e, de algum modo, permitiu que eu também mostrasse aos leitores de Vasconcelos, minha forma encantada de viver. A autora me convidou, delicadamente, para fazer o prefácio, o qual redigi nos mesmos termos: sentindo cada palavra, vivenciando cada imagem, colocando-me como responsável por apresentar os encantamentos que me encantaram...
Encantamento de viver é um encanto! Doce, puro, maternal... É como ouvir histórias deitado no colo de mãe, sentindo cheiro de café e de bolo na cozinha! Trata-se daquelas sutilezas que a vida e seu passar ágil tentam nos impedir de perceber. E devemos estar atentos às minúcias: ser feliz, encantado com a vida independe de dinheiro, de posição social, de lugar. Encantar-se com a vida é um estado de espírito. Tem a ver com ser grato! Grato pela alegria, pela dor... afinal, ambas nos compõem!
Que vocês possam ler e sentir essas sutilezas nas letras de Vasconcelos!
Recomendo a leitura!
A todos, o meu abraço!
Wagner Dias
Gratidão, wagner Dias! Pelo carinho, pela beleza das palavras ao comentar sobre meu livro, pela sensibilidade, ao escrever o prefácio e agora aqui no seu Blog. " Encantar-se com a vida é um estado de espírito. Tem a ver com ser grato! Grato pela alegria, pela dor... afinal, ambas nos compõem" Emocionada com seus comentários. Eternamente grata! Lúcia Vasconcelos
ResponderExcluirBelas palavras sobre a obra "Encantamento de Viver".Vivemos em tempos difíceis, em que o egoísmo e a falta de empatia está muito presente na vida das pessoas. Adoro um bom livro, ouvir músicas e acredito no poder da Arte. Acredito que ela pode tocar e até mesmo modificar o ser humano.Por isso, fico muito feliz quando vejo, aos poucos, essa escritora linda, minha mãezinha querida, tocando e emocionando seus leitores.
ResponderExcluirEncantamento de Viver é preciso, neste mundo tão conturbado. Você bem definiu o que é esse encantamento e as poesias da Maria Lucia nos incita a refletir que a positividade, a atenção, a gratidão, o amor, tornam a vida bem mais suave.
ResponderExcluir