sábado, 16 de maio de 2015

O CLUBE DO LIVRO DO FIM DA VIDA


O clube do livro do fim da vida, de Will Schwalbe, foi a leitura da semana. Trata-se de uma belíssima história de vida emoldurada por livros. 

Fascinante a ideia de contar parte de uma vida, de seus encontros e desencontros tendo como pano de fundo leituras. O que lemos é, além do que fazemos, parte de nossa marca no mundo. 

Um dia, espero, quando olharem minhas estantes dirão: ele leu isso, marcou tais passagens... é uma forma de eternizar-se. Schwalbe foi muito perspicaz ao relatar os últimos momentos de vida de sua mãe aliando lembranças, desejos, força de vontade e fé a passagens literárias marcantes que vão de autores clássicos como Charles Dickens a autores de livros contemporâneos de auto ajuda. 

O interessante é que não se percebe preconceito com este ou aquele autor, ou com este ou com aquele tipo de texto. Tudo é válido! Esse fato é admirável na obra! Fiz várias marcações de livros que quero conhecer, de pensamentos e reflexões e de lições que trago para minha vida. Vida que é breve e merece ser vivida da melhor forma possível. Mas não nego: é um livro que angustia em certos momentos. Pensar na não existência de quem amamos é um fardo. Mas, como diz Mary Anne, mãe de Schuralbe, tudo é parte da vida! 

Ao contrário do que muitos pensam, ler não nos afasta do convívio social, da vida real. Ler nos aproxima dela, da vida! Recomendo!

Meus abraços,
Wagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário