O zoológico de Varsóvia, de Djane Ackerman. É mais uma intrigante história que tem como mote a segunda guerra mundial, um dos meus temas prediletos. Fiquei sabendo que o livro foi roteirizado e filmado. Ainda não assisti. Contudo essa informação me é interessante porque foi essa a sensação que tive ao ler o livro: "parece um roteiro para cinema", pensei.
Embora repleto de elementos históricos, muito bem pesquisados e documentados pela autora, falta alguma coisa, na minha modesta concepção, para que o livro se torne atraente. Ele tem passagens lindas, mas se perde literariamente falando. Poderia ser mais provocativo, ir mais a fundo nas emoções como tantos outros livros sobre a segunda guerra.
Talvez meu momento de leitura não tenha me permitido adentrar essas profundezas. Contudo, livro "toca" ou não. Gosto do tema, gosto das informações, resultados de pesquisas, mas falta um elo mais emocionante entre os elementos pesquisados e a narrativa. Eu me emocionei em alguns pontos, mas acho que poderia ser mais. Sou exigente!
No entanto, para os aficcionados pela literatura sobre a segunda guerra mundial, a leitura é indispensável, pois revela facetas curiosas deste momento tenebroso que poderiam ser desconhecidas se não retratadas no livro. A não ser que fosse realizado um estudo, claro! ;-)
A todos, meus abraços,
Wagner Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário