sábado, 11 de março de 2017

AS CANÇÕES DE NINAR DE AUSCHWITZ

As canções de ninar de Auschwitz, Mario Escobar. Mais uma obra para minha coleção de leituras sobre a segunda guerra mundial. Esta com um diferencial: abordar a temática dos ciganos que também foram vítimas do Nazismo em campos de concentração. A história é baseada em fatos reais e apresenta as faces de uma mãe, suas ações e emoções em nome da defesa sua família. A obra nos apresenta também, com profundidade, a sordidez do médico Joseph Mengele e suas experiências desumanas em Auschwitz. 

O livro é repleto de passagens fortes que se mesclam com a sensibilidade instintiva de uma mãe, pronta para tudo em nome da sobrevivência de seus filhos. Música, lágrimas, dor e desespero, amor e morte, ruínas e vida reunem-se na escrita polida de Mario Escobar que ao mesmo tempo em que faz literatura também informa.

Para quem leu O diário de Anne Frank, Depois de Auschwitz, O último judeu e tantos outros que fazem parte da minha lista de leituras de guerra aqui no blog, deixo a dica para que conheçam também As canções de Ninar de Auschwitz. 

A leitura, apesar do tema, corre suavemente. O texto é bem escrito e bem cadenciado, surpreendendo o leitor a cada nova página. A cada nova leitura abordando a segunda guerra mundial e suas atrocidades, é possível conhecer o holocausto com novas lentes, novas nuances que nos dão a dimensão do que a sede de poder é capaz fazer com o homem.

Recomendo!

Meus abraços,

Wagner Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário