segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O MENINO DA LISTA DE SCHINDLER

O menino da lista de Schindler é mais uma obra ambientada no período da Segunda Guerra Mundial. Tenho certa predileção por histórias de guerra e, neste caso, a narrativa se completa por uma gama de emoções retratadas por quem as viveu no contexto de realidade. Trata-se da vida de  Leon Leyson, judeu, o menino que conta como escapou da morte nos campos de concentração graças a Oscar Schindler. O livro se assemelha à própria obra A lista de Scindler, porém, ica focado na vida de Leon e em partes que A lista de Schindler não detalhou. Impossível não se emocionar com as atorcidades da guerra. O fim do livro é muito interessante, pois mostra o que houve com os judeus no pós guerra, fato que muitas das narrativas ambientadas no períodoaqui retratado deixam de contemplar. É um bom livro para jovens leitores, principalmente para aqueles que gostam de História. O livro, realizado a seis mãos (Leon Leyson, Marilyn J. Harran e Elisabeth B. Leyson) é um convite ao entendimento do que foi o holocausto e que cicatrizes foram deixadas élo terror promovido pela xenofobia. Apesar da dureza do tema, a sensibilidade com que a história é contada contagia e faz com que o leitor queira, a cada página virada, encontrar respostas para suas inquietações! Um belo livro! Um documento histórico! Recomendo!
Meus abraços!

sábado, 10 de janeiro de 2015

COLEÇÃO CACHORRINHO SAMBA

A postagem de hoje alude à coleção Cachorrinho Samba, da Editora Ática! Com os livros desta coleção, vivi momentos mágicos no período da minha pré-adolescência! Em especial os livros "A montanha encantada" e "A mina de ouro". Os livros da coleção são de autoria da brilhante Maria José Dupré, também autora do clássico "Éramos Seis"! Ainda me lembro das aventuras vividas pelos personagens pelos arredores da casa do padrinho e madrinha, os lanches deliciosos, os mistérios desvendados e a magia que se esconde atrás de uma leitura agradável e instigante. É uma boa coleção a ser indicada aos leitores que estão sendo iniciados ao universo da literatura! Vale a pena conhecer! 
A todos, meus abraços!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O PÂNTANO DAS BORBOLETAS





Algumas obras literárias têm o poder de nos prender, magneticamente! O pântano das borboletas, de Federico Axat, é uma dessas preciosidades. O livro é capaz de deixar o leitor aficcionado pelos desdobramentos da trama que, acreditem, traz uma surpresa a cada novo parágrafo! A leitura é simples, a narrativa é coesa, inteligente e agradável.  Eu diria que o livro se parece com um belo roteiro de cinema. Não me surpreenderei se daqui a algum tempo a história for filmada! A temática da amizade, da adolescência e o clima de mistério que percorrem as linhas são recheios deliciosos para quem quer se desligar do mundo e se permitir viajar pela ficção. O livro não termina com a frase final: as revelações que encerram a obra nos fazem revisitar tudo o que foi vivido durante a leitura, porém com um olhar diferenciado. O que eu falar a mais será prolixidade. Há coisas que não se explicam e devem ser sentidas. Assim, para mim, é a literatura! Leiam o livro. 

Recomendadíssimo! Meus abraços!